2016 | VYES KLEIN | UMA HOMENAGEM POR KATIANEY
O pintor Yves Klein flertou com as mais diversas manifestações artísticas. Da pintura à literatura, da fotografia, à música, ele experimentou tudo. E isso talvez seja a principaL característica de sua obra. Propondo novas formas de fazer arte, ele anunciou a pós-modernidade com alguns anos de antecedência. Sua ascenção artística acontece em 1957, ano no qual inicia os trabalhos no seu azul ultramarino de marca. Para Klein o azul significa céu e terra, diluindo a linha do horizonte e expandindo o infinito. O tema central de sua obra é o vazio, ou o esvaziamento, através da monocromia. Ele afirmava que a cor era a sensibilidade transformada em matéria na sua forma primária. Yves Klein é considerado o grande pioneiro da arte européia da década de 60 do século XX. Joseph Kosuth consagrou-o como fundador da Arte Conceitual.
Yves Klein nasceu em Nice, França, em 1928. Não teve uma formação acadêmica no campo das artes, mas conviveu com esse ambiente desde cedo, pois era filho dos pintores Fred Klein e Marie Raymond. Em 1946,
iniciou suas primeiras experiências como artista. Em 1960 fundou o mo- vimento Nouveau Réalisme conjuntamente com o crítico de arte Pierre Restany. Yves Klein e Routraut Uecker conheceram-se no verão de 1957, em Nice, no atelier de Arman Fernandez. Desde então ficaram unidos por uma arrebatadora paixão, aliada a uma intensa colaboração artística. Casaram-se em 21 de janeiro de 1962, em Paris. A 6 de junho do mesmo ano morre após o terceiro ataque cardíaco, aos 34 anos. Seu filho Yves Amu Klein nasceria meses depois.
Sua forma de fazer arte se resume em três palavras: cor, corpo e imaterial. Talvez as obras que o tenham deixado mais conhecido no mundo sejam seus monocromos, mas, como ele mesmo gostava de dizer: «Minhas pinturas são as cinzas da minha arte.» Seu trabalho com cores teve basicamente três fases: Dourado, Azul e Rosa.Desses trabalhos, os que possuem maior destaque são, sem dúvida, os coloridoscom a famosa cor patenteada pelo pintor com o nome de «Azul Klein» ou «International Klein Blue».
Durante os anos de 1960 e 70 de ótica de imagem se tornou sua participação da cultura popular, tendo um impacto profundo na arquitetura, informática, moda, e da maneira que agora olhar para as coisas em geral. Mesmo que ele insistiu que ele alcançou grande fama está fazendo sua arte acessível a todos. Seu lema era “Arte para todos”.
O avanço trazido por sua “cinéticos” experiências visuais transformado na área plana um mundo de possibilidades infinitas, livro que marca ano era na história da arte e da antecipação uma nova realidade global em forma de programação e a Internet.